Suporte
Com o incremento gradual de novas aplicações nas empresas voltadas para área operacional, contábil, recursos humanos, entre outras, qualquer parada na infraestrutura de TI representa perdas significativas de produtividade.
O serviço de suporte oferecido pela PROATIC tem como objetivo garantir a disponibilidade da infraestrutura de TI dos seus clientes. E, conseqüentemente, das aplicações críticas e de negócio necessárias para o perfeito funcionamento da empresa.
É requisito básico para manter a disponibilidade dos serviços de TIC, monitoramento periódico com análise dos dados coletados, uma política de segurança adequada visando eliminar ocorrência de invasões, infecções por vírus, entre outras vulnerabilidades. Buscando centralizar o controle dos ativos, o que aumenta a eficiência na solução dos problemas.
Equipe
A equipe da PROATIC é formada por profissionais qualificados nas diversas áreas de serviços de TI, como, conectividade, backup, monitoramento, virtualização, sistemas operacionais, banco de dados, entre outros. Atingindo, dessa forma, a maior parte dos segmentos de infraestrutura.
A experiência adquirida por estes profissionais em anos de trabalho mostra que as empresas que dependem da utilização de aplicações para desempenhar suas atividades diárias, geralmente contam com infraestrutura de TI, local, e técnicos preparados para atender as demandas de rotina.
Porém, uma boa parcela dessas empresas não possui analistas especialistas responsáveis pelo monitoramente diário da infraestrutura com foco em análise e prevenção, para agir proativamente evitando problemas de desempenho, segurança e disponibilidade.
Os motivos pelos quais as empresas não costumam ter especialistas in loco, geralmente, são os custos associados com a contratação destes profissionais. Ou, em alguns casos, por desconhecerem os possíveis problemas que podem ser ocasionados pela não observância a determinados procedimentos.
A proposta da PROATIC é prestar um suporte especializado com um custo reduzido, alocando profissionais qualificados pelo período suficiente para realização dos serviços de monitoramento, controle e prevenção.
Com o monitoramento é possível prever problemas e agir proativamente, ou identificar as causas com maior agilidade para ações imediatas.
Categorias de Suporte
Os serviços de suporte são divididos em duas categorias: presencial e remoto. No atendimento presencial, um analista se desloca até o cliente para prestar atendimento. Para o tipo remoto, os analistas conectam remotamente nos servidores e ativos de rede para intervenção e solução de problemas.
Para empresas que funcionam dentro do horário comercial e não têm necessidade de atendimentos fora do expediente, o suporte deve ser prestado em regime 8×5. Porém, para empresas que funcionam 24 horas, 7 dias por semana, sugerimos um contrato no regime 24×7, ou seja, os analistas estarão disponíveis para atendimento em qualquer dia e horário da semana.
As atividades incluídas no suporte proposto são:
Na contratação do suporte
- Desenvolvimento e revisão das políticas de backup.
- Avaliação e adequação da infraestrutura de conectividade, capacidade dos ativos de rede, switches, roteadores, firewall e outros elementos de interconexão.
- Avaliação e adequação das políticas de segurança e acessos.
- Avaliação da utilização dos servidores e relatório técnico com propostas de ajustes se necessário.
- Avaliação dos serviços implantados e relatório com proposta de instalação de novos serviços ou exclusão de existentes, caso necessário.
No suporte mensal
- Monitoramento – Instalação de agentes nos ativos de rede e servidores para acompanhamento do trafego, da utilização de recursos dos servidores (processamento, memória, discos, etc), de acessos indevidos, entre outros.
- Intervenção preventiva quando detectado, através de monitoramento, qualquer problema na infraestrutura.
- Intervenção remota ou presencial para atender demandas pontuais dos clientes, como: liberação de acessos em firewall baseando-se no tráfego de origem, destino ou tipo de serviço; ajustes em servidores de serviços, como, FTP, WEB, Controladores de Domínio (AD), entre outros.
- Acompanhar a implantação de novos projetos que impactarem na infraestrutura de TIC.
- Relatórios mensais com as atividades realizadas a cada mês.

